Jovem Eslovaco Faz Sucesso com Escultura que Mostra a Dor de Uma Mãe Por Sua Filha

Ao procurar-se por uma definição de arte, temos que a utilizada de forma mais ampla deixa claro seu objetivo de estimular as emoções e as ideias. Sendo assim, o artista Eslovaco Martin Hudáček beira a perfeição em sua escultura intitulada “Memorial para as Crianças Não-Nascidas”. A obra, segundo seu autor, “expressa esperança que é dada aos crentes por Aquele que morreu por nós, e assim mostrou o quanto se interessa por nós”.

A escultura mostra uma mulher aos prantos, desesperada e arrependida por ter cometido um aborto. Consolando-a, com uma textura mais transparente, podendo ser interpretada como um espírito, está uma criança pequena, demonstrando perdão e piedade.

Muitos falam da imagem como sendo uma representação extremamente efetiva do trauma pós-aborto. O trabalho comunica de forma sensitiva essa realidade, e permite a ocorrências de diversas emoções e interpretações.

Sculptor: Martin Hudáček; born 1984; home: Banska Bystrica, Slovakia

Sculptor: Martin Hudáček; born 1984; home: Banska Bystrica, Slovakia

O trauma pós-aborto é definido como uma série de sintomas por qual passam as mulheres ao escolherem pelo assassinato do bebê. Pouco divulgado, porém muito estudado, as consequências vão desde vômitos, falta de apetite, depressão e, em casos mais graves, podem levar ao suicídio.

A psiquiatra Martha Shuping, doutora pela Universidade de Michigan, EUA, e especialista na questão (atua no trato de mulheres vítimas do trauma pós-aborto há vinte anos, com diversos estudos sobre o caso, entre eles o livro “Quatro Passos Para a Cura”), comentou a obra de arte: “Eu acredito que essa imagem maravilhosa vai ressoar no coração de muitas mulheres que fizeram aborto. Ela ilustra o quão catastrófica é essa experiência”.

Marek Hudáček, irmão de Martin, diz estar muito efliz com todas as reações positivas que a escultura tem gerado. “Nós realmente não esperávamos isso. A intenão de meu irmão não ara ficar famoso com isso, mas mostrar para as pessoas uma realidade praticamente desconhecida”.

O pôster da imagem pode ser baixado em vários os tamanhos, e está disponível aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s